quinta-feira, 17 de maio de 2012

Cidade flutuante


Três empresas de arquitetura desenvolveram um projeto de uma cidade flutuante para ser instalada à margem do rio Mississipi, em Nova Orleans, nos Estados Unidos.
Batizada de NOAH (Habitat Arco Lógico de Nova Orleans, em português), a cidade está instalada dentro de uma estrutura de pirâmide com 360 metros de altura, que pode flutuar e é à prova de furacões.
A ideia dos arquitetos é fazer com a cidade fique livre de possíveis tormentas ou tempestades, como ocorreu na região com o furacão Katrina, em 2005.
A estrutura flutuante usará energia renovável (eólica, solar e hidrelétrica) para abastecer as cerca de 20.000 residências, 100.000 metros quadrados de área comercial, escola, hospital e até 3 cassinos. A cidade poderá abrigar 40.000 pessoas e terá espaço de estacionamento para 8.000 carros.
Lá, a preocupação verde também está na pauta. A cidade tem painéis solares, turbinas eólicas, reciclagem de água doce e um sistema solar que utiliza as vidraças dos apartamentos.
O sistema é projetado para dissipar o vento e a força da gravidade com a ajuda de um conjunto de cabos de aço aplicados à construção.
Veja algumas fotos ilustrativas do projeto:

A cidade está instalada dentro de uma estrutura de pirâmide com 
360 metros de altura, projetada no rio Mississipi
Os arquitetos desenvolveram a cidade com estruturas
metálicas à prova de furacões
Com ajuda de cabos de aço, o sistema é projetado 
para dissipar o vento e a força da gravidade
A cidade pode abrigar 40.000 pessoas e tem espaço
de estacionamento para 8.000 carros
Fonte: Época Negócios

Nenhum comentário:

Postar um comentário